O DIA QUE DEUS DIZ: "CHEGA!". 1 Samuel 2.22-36

1 Samuel   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 57 views

Este é o tempo de fazermos uma definição em nossas vidas: a quem iremos servir? A Deus ou a nós mesmos?

Notes
Transcript
Grande ideia: Este é o tempo de fazermos uma definição em nossas vidas: a quem iremos servir? A Deus ou a nós mesmos?
Estrutura: contraste do “Eli, muito velho” e do “jovem Samuel” (vv. 22-26), Deus levantará um “sacerdote fiel” (Jesus) (vv. 27-36).
Juízes 21.25 NAA
Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais certo.
Romanos 1.18 NAA
A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e injustiça dos seres humanos que, por meio da sua injustiça, suprimem a verdade.
Romanos 1.24 NAA
Por isso, Deus os entregou à impureza, pelos desejos do coração deles, para desonrarem o seu corpo entre si.
Romanos 1.26 NAA
Por causa disso, Deus os entregou a paixões vergonhosas. Porque até as mulheres trocaram o modo natural das relações íntimas por outro, contrário à natureza.
Romanos 1.28 NAA
E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a um modo de pensar reprovável, para praticarem coisas que não convém.
Contraste de Eli e Samuel. (vv. 22-26)
(a) Essa expressão, “Eli já muito velho” é bem interessante nas Escrituras.
Josué 23.1 NAA
Muito tempo havia se passado desde que o Senhor tinha dado a Israel repouso de todos os seus inimigos ao redor. Josué agora já era bem idoso.
1Samuel 8.1 NAA
Quando Samuel ficou velho, constituiu os seus filhos por juízes sobre Israel.
(b) Eli era um pai ausente, que apenas “ouvia quanto seus filhos faziam a todo o Israel”.
(c) O caráter de Hofni e Finéias já tinha sido revelado na porção anterior, agora segue um agravante.
1Samuel 2.22 NAA
Eli já era muito velho e ouvia tudo o que os seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que serviam à porta da tenda do encontro.
(d) Eli se põe a confrontar seus filhos, mas agora nos parece que era tarde demais.
1Samuel 2.23–25 NAA
E disse-lhes: — Por que vocês fazem essas coisas? Pois de todo este povo ouço constantemente falar das coisas más que vocês fazem. Não, meus filhos, porque não é boa fama esta que ouço. Vocês estão levando o povo do Senhor a transgredir. Se um homem pecar contra o seu próximo, Deus será o árbitro. Mas, se ele pecar contra o Senhor, quem intercederá por ele? Mas eles não ouviram a voz de seu pai, porque o Senhor os queria matar.
Comentário Bíblico Popular: Antigo Testamento C. Eli e Seus Filhos Perversos (2:11–36)

2:22–26 Eli só repreendeu seus filhos quando ouviu relatos da imoralidade deles, mas era tarde demais para uma palavra branda de censura ter qualquer efeito. Endureceram o coração, e, como juízo, Deus também os endureceu, como havia feito com Faraó em outros tempos, pois havia decidido destruí-los. Enquanto isso, Samuel crescia tranquilamente, e sua pureza e bondade agradavam tanto o SENHOR quanto os homens. Tendo em vista que esses acontecimentos ocorreram no período dos juízes, não surpreende ver o sacerdócio corrompido pela decadência moral da época.

FSB:
2:25 quem poderá interceder por ele? Eli apresenta um argumento para seus filhos rebeldes, mas não faz nada para impedir suas atividades pecaminosas. Eli tinha autoridade para remover seus filhos e legitimar a adoração, mas não o fez. Sua tentativa ineficaz de repreensão é mais uma marca contra ele como pai e sacerdote. Ver 3:13 e nota.
(e) Em contraste, o jovem Samuel “crescia em estatura e no favor do Senhor e dos homens”.
1Samuel 2.11 NAA
Então Elcana voltou para a sua casa, em Ramá. Mas o menino ficou servindo o Senhor, diante do sacerdote Eli.
1Samuel 2.18 NAA
Samuel ministrava diante do Senhor, sendo ainda menino, vestido de uma estola sacerdotal de linho.
1Samuel 2.21 NAA
Assim, o Senhor abençoou Ana e ela engravidava. Teve mais três filhos e duas filhas. E o menino Samuel crescia diante do Senhor.
(f) Repare: um “Eli, já muito velho” que não via nada, apenas ouvia o que seus filhos faziam de transgressão diante do Senhor, e um “jovem Samuel” que crescia em tamanho e graça diante do Senhor, e no testemunho com os homens.

Tão grandes eram seus pecados contra os meios de graça de Deus que o Senhor os entregou à condição letal de um coração endurecido. Dale Ralph Davis aplica isso como uma advertência para todos nós: “Uma pessoa pode permanecer tão firme na sua rebelião que Deus a confirmará nela, de modo que permanecerá totalmente surda e insensível a quaisquer advertências de juízo ou rogos para que se arrependa”.

2. Contraste de Eli e Jesus. (vv. 27-36)
(a) Não sabemos nada desse “homem de Deus”.
(b) A fala desse homem remonta sobre a origem do sacerdócio, a partir de Arão, da tribo de Levi.
Êxodo 28.1–4 NAA
— Traga para junto de você, do meio dos filhos de Israel, o seu irmão Arão e os filhos dele, para que me sirvam como sacerdotes, a saber, Arão e seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar. Faça vestes sagradas para o seu irmão Arão, para que lhe deem glória e beleza. — Diga também a todos os homens hábeis a quem enchi do espírito de sabedoria, que façam vestes para Arão para consagrá-lo, para que me sirva no ofício sacerdotal. As vestes que farão são estas: um peitoral, uma estola sacerdotal, uma sobrepeliz, uma túnica bordada, mitra e cinto. Farão vestes sagradas para o seu irmão Arão e para os filhos dele, para que me sirvam como sacerdotes.
(b) O uso da “estola sacerdotal” que estava agora privilegiada a Samuel, tinha sido dada a tribo de Levi, isto a Eli e seus filhos.
Levítico 7.35–36 NAA
Esta é a porção de Arão e a porção de seus filhos, das ofertas queimadas do Senhor, no dia em que foram apresentados para oficiarem como sacerdotes ao Senhor. Isto é o que o Senhor ordenou que os filhos de Israel dessem a eles, no dia em que os ungiu; estatuto perpétuo é de geração em geração.
(c) Mas Eli recebe aqui uma dura acusação: “ele honrava mais a seus filhos do que ao próprio Deus”.
(d) E diante desse quadro nebuloso, Deus diz que não terá mais compromisso com a casa de Eli.
1Samuel 2.30–34 NAA
— Portanto, o Senhor, o Deus de Israel, diz: “Na verdade, eu prometi que a sua casa e a casa de seu pai andariam diante de mim para sempre. Mas agora o Senhor diz: Longe de mim tal coisa, porque honrarei aqueles que me honram, porém desprezarei os que me desprezam. Eis que vêm dias em que acabarei com o seu poder e com o poder da casa de seu pai, para que ninguém em sua casa chegue a ficar velho. E você verá a aflição da morada de Deus, juntamente com o bem que farei a Israel. Mas ninguém da sua casa chegará à velhice. O homem, porém, da sua linhagem a quem eu não afastar do meu altar será poupado apenas para lhe consumir os olhos e lhe entristecer a alma. E todos os descendentes da sua casa morrerão na flor da idade. E o que vier a acontecer com os seus dois filhos, Hofni e Fineias, será um sinal para você: ambos morrerão no mesmo dia.
Comentário Bíblico Popular: Antigo Testamento C. Eli e Seus Filhos Perversos (2:11–36)

A condenação da casa de Eli se cumpriu por meio dos seguintes acontecimentos: Aimeleque e seus filhos (com exceção de Abiatar) foram assassinados por Saul (v. 31; 22:16–20); Abiatar foi expulso do sacerdócio no reinado de Salomão (v. 32–33;

1Reis 2.26–27 NAA
E ao sacerdote Abiatar o rei disse: — Vá para Anatote, para os seus campos, porque você é homem digno de morte. Hoje, porém, não o matarei, porque você levou a arca do Senhor Deus diante de Davi, meu pai, e porque se afligiu com todas as aflições de meu pai. Salomão expulsou Abiatar, para que não mais fosse sacerdote do Senhor, cumprindo, assim, a palavra que o Senhor tinha dito a respeito da casa de Eli, em Siló.
(e) Essa profecia sobre a morte de seus filhos, tristemente se cumpriu cabalmente.
1Samuel 4.10–11 NAA
Então os filisteus lutaram. E Israel foi derrotado, e cada um fugiu para a sua tenda. Foi uma grande derrota, pois foram mortos de Israel trinta mil homens. A arca de Deus foi tomada, e os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias, foram mortos.
1Samuel 22.18–19 NAA
Então o rei disse a Doegue: — Volte-se você e mate os sacerdotes. Então Doegue, o edomita, se voltou e investiu contra os sacerdotes. Naquele dia ele matou oitenta e cinco homens que vestiam estola sacerdotal de linho. Também a Nobe, a cidade desses sacerdotes, passou a fio de espada. Matou homens e mulheres, meninos e crianças de peito, bois, jumentos e ovelhas.
(f) A promessa de um “sacerdote fiel”, só pode ser entendida plenamente em Jesus.
1Samuel 2.35 NAA
Então suscitarei para mim um sacerdote fiel, que fará segundo o que tenho no coração e na mente. Eu lhe edificarei uma casa estável, e ele andará diante do meu ungido para sempre.

Assim, o descendente de Eli foi colocado numa ocupação secundária durante as glórias do reinado de Salomão, olhando com inveja para os que ocupavam o sacerdócio e sobrevivendo da generosidade do homem que o suplantou, como

Hebreus 7.22–28 NAA
Por isso mesmo, Jesus se tornou fiador de superior aliança. Ora, os outros são feitos sacerdotes em maior número, porque a morte os impede de continuar; Jesus, no entanto, porque continua para sempre, tem o seu sacerdócio imutável. Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se aproximam de Deus, vivendo sempre para interceder por eles. Porque nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e exaltado acima dos céus, que não tem necessidade, como os outros sumos sacerdotes, de oferecer sacrifícios todos os dias, primeiro, por seus próprios pecados, depois, pelos do povo; porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo ofereceu. Porque a lei constitui homens sujeitos a fraquezas como sumos sacerdotes, mas a palavra do juramento, que foi posterior à lei, constitui o Filho, perfeito para sempre.
(g) Os descendentes da casa de Eli se curvarão em humildade diante de Jesus.
Apocalipse 4.9–11 NAA
Sempre que esses seres viventes davam glória, honra e ações de graças ao que está sentado no trono, ao que vive para todo o sempre, os vinte e quatro anciãos se prostravam diante daquele que está sentado no trono, adoravam o que vive para todo o sempre e depositavam as suas coroas diante do trono, proclamando: “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas e por tua vontade elas vieram a existir e foram criadas.”
3. Outras aplicações:
(a) Como pais e mães temos de nos perguntar: temos errado para com os nossos filhos, amando-os mais do que amamos ao próprio Deus?

Eli deve ter passado muitas noites acordado perguntando-se como as coisas haviam dado tão errado com seus filhos. Podemos imaginar que seus pensamentos sobre o que teria feito de maneira diferente se tivesse a oportunidade de criar seus filhos de novo dariam uma leitura interessante. Quando nossos filhos tiverem crescido, o que desejaremos ter feito de maneira diferente? Desejaremos ter sido mais diligentes em ensinar e discutir a palavra de Deus? Sentiremos arrependimento por não ter sido mais determinados e coerentes em corrigir o pecado? Perguntaremos por que não nos esforçamos para ser um exemplo melhor para a fé e piedade deles? Questionaremos as prioridades que demonstramos pelo nosso estilo de vida ou desejaremos que tivéssemos aproveitado o tempo para nos envolver mais na vida dos nossos filhos? O problema é que quando nossos filhos tiverem crescido será tarde demais para colocarmos em prática qualquer uma dessas resoluções. Para Eli, tudo o que restava era a queda da sua casa, enquanto Deus agia nos bastidores para fazer nova provisão para a liderança do seu povo. Os pais que, hoje, sentirem que têm errado na criação dos seus filhos devem aproveitar o tempo restante orando pela graça interventora de Deus e buscando todos os meios piedosos para fazer o bem aos seus filhos.

Provérbios 15.20 NAA
O filho sábio alegra o seu pai, mas o insensato despreza a sua mãe.
Provérbios 13.24 NAA
O que retém a vara odeia o seu filho; quem o ama, este o disciplina desde cedo.
(b) Jesus veio ao mundo para reparar o triste legado de Eli sobre o sacerdócio do Senhor. Ele é o nosso “sacerdote para sempre”.
Salmo 110.4 NAA
O Senhor jurou e não voltará atrás: Você é sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
Hebreus 8.6 NAA
Mas agora Jesus obteve um ministério tanto mais excelente, quanto é também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas.
Hebreus 9.15 NAA
Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que os que foram chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que houve uma morte para remissão das transgressões que foram cometidas sob a primeira aliança.
Hebreus 12.24 NAA
e a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o sangue de Abel.
Hebreus 13.20 NAA
Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos o nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança,

A mensagem do pequeno e piedoso Samuel e dos ímpios filhos de Eli é que nada é mais importante do que a piedade pessoal, em famílias piedosas e graciosas, com um compromisso simples com a palavra de Deus e com a oração. Se quisermos fazer verdadeira diferença com nossa vida, não buscaremos as áreas de influência mundana, especialmente quando elas exigirem que façamos concessões com princípios bíblicos. É melhor o povo de Deus servir humildemente ao Senhor, geralmente nos bastidores, lembrando-se de sua promessa: “Aos que me honram, honrarei” (

Ilustr.:

Um famoso exemplo de pessoa que honrou a Deus e foi honrada por ele é o de Eric Liddell, um atleta olímpico escocês que ganhou uma medalha de ouro na Olimpíada de 1924, em Paris. Liddell nasceu e foi criado na China como filho de missionários cristãos. Voltando para a Escócia na sua adolescência, emergiu como um dos maiores corredores que a Escócia já produziu, numa época em que o orgulho nacional britânico cobiçava muito a glória olímpica. Liddell era o favorito para vencer a prova dos 100 metros rasos. Porém, surgiu um problema quando ele soube que a corrida ocorreria num domingo. Liddell estava convencido, pela Escritura, de que não devia competir no dia do Senhor, por isso recusou-se a participar. Denunciado pelos jornais como traidor e pressionado pessoalmente pelo Príncipe de Gales a rever seus princípios, Liddell permaneceu firme, determinado a honrar o Senhor acima do seu bem-estar pessoal e mesmo acima do seu país.

Foi feito um acordo segundo o qual Liddell não participaria da corrida de 100 metros e, em vez disso, participaria da corrida dos 400 metros, uma das poucas corridas que não tinha provas no domingo. Liddell não havia treinado para isso, mas correria como sua única oportunidade de ganhar nas Olimpíadas. Quando se preparava naquela manhã, um membro da equipe de treinamento britânica se aproximou e lhe entregou um bilhete. Eric abriu o pedaço de papel enquanto caminhava para a corrida. Nele estavam escritas as palavras de

Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.